El “Centro de Poesía Visual”, es un centro de documentación del experimentalismo poético contemporáneo, ubicado en la localidad de Peñarroya-Pueblonuevo desde octubre de 2005.

Es un Centro de carácter público, que depende de la Concejalía de Cultura del Ayuntamiento de Peñarroya-Pueblonuevo, y que cuenta con la colaboración de la Diputación Provincial de Córdoba. Es centro referente de esta forma de arte contemporáneo y también una propuesta cultural dentro y fuera de España.

Como centro de documentación y estudio dispone de bibliografía especializada y documentos originales, así como una muestra amplia de revistas experimentales y revistas-objeto. Así mismo dispone de una sala de exposiciones con poemas visuales y poemas objetos internacionales. Como lugar de consulta dispone de un amplio archivo de autores y estilos.

Como centro de documentación vivo es productor de diferentes publicaciones que ven la luz diariamente en su “Revista electrónica de Poesía Visual” o trimestralmente con la revista “eiffel Terrible y cuatrimestralmente con la revista ensamblada “Grisú”, entre otras.

jueves, 12 de noviembre de 2009

Exposição “Convergências” – A Poesia Visual de Tchello d’Barros - em Vitória/ES.

Exposição “Convergências” – A Poesia Visual de Tchello d’Barros - em Vitória/ES.

A exposição

Com cinco livros de poesia publicados, o escritor e artista visual Tchello d’Barros tem desenvolvido um projeto de itinerância com sua exposição de poesia visual intitulada ‘Convergências’, que apresenta uma retrospectiva de sua produção na modalidade específica da poesia visual. A mostra estreou em João Pessoa /PB, passou por Maceió/AL, foi apresentada num congresso de literatura lusófona em Blumenau/SC, sendo posteriormente apresentada no Rio de Janeiro/RJ. Após a exposição na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, segue p/ Vitória/ES e em seguida p/ Natal/RN e termina o ano em Belém/PA. Em 2010 cumprirá roteiro por diversas capitais brasileiras.

Crítica

A artista plástica e curadora Denise de Moraes (ES), organizadora da exposição em Vitória (ES), considera oportuna esta mostra na capital capixaba, pois, segundo ela, “Tchello d’Barros é um escritor, poeta e artista completo. É eclético e sua obra vai muito além do imaginário, o artista capta imagens inusitadas em artes visuais, quer seja fotografando ou digitalizando.” Já para o escritor e crítico literário José Aloise Bahia (MG), que assina o texto de apresentação da exposição, “Convergências é um projeto dinâmico, atua em várias cidades do território brasileiro, propondo um exercício estético estimulante. Uma ressonância da arte contemporânea, privilegiando um contato mais direto com a investigação, discussão e a reflexão intelectual sobre a linguagem plástica. Conteúdo, forma, expressão e unidade num ato de aproximação/desaproximação, palavra/imagem e imagem/palavra, de Tchello d´Barros com os detalhes gráficos trabalhados de maneira clara/escura e escura/clara, ratificando a polifonia de uma vasta produção e experimentação artística na construção de sentidos.”

Depoimento de Tchello d’Barros

A Poesia Visual no Brasil tem retomado fôlego após o advento da Internet, onde os autores tem alcançado uma maior visibilidade para sua produção literária, bem como nota-se o surgimento de uma nova geração de poetas visuais, tratando de temas contemporâneos e valendo-se das novas mídias como estratégia de produção e divulgação. Pessoalmente considero interessante a possibilidade de levar o poema até o público no formato de exposições, o que permite um contato maior com as pessoas, que em geral, se surpreendem essa modalidade de expressão literária, tão praticada atualmente no mundo todo. E a cidade de Vitória/ES, um de meus locais afetivos no país, e tão rica em sua diversidade cultural, não poderia ficar de fora dessa itinerância.

Quem é Tchello d’Barros?

Tchello d'Barros (Brunópolis/SC, 1967) é escritor, artista visual e viajante. Residiu em 12 cidades, sendo 15 anos em Blumenau/SC, onde iniciou a carreira artística. Percorreu 20 países em constantes pesquisas na área cultural e desde 2004 está radicado em Maceió/AL, onde produz obras em desenho, pintura, infogravura, fotografia, instalação e poesia visual. Publica textos regularmente em jornais, revistas diversos sites.

Na Literatura, publicou 5 livros de poemas e publicou textos em verso e prosa em mais de 30 coletâneas e antologias. Foi sócio-fundador e presidente da Sociedade Escritores de Blumenau, tendo criado e realizado diversos projetos literários. Foi ainda idealizador e um dos coordenadores do Fórum Brasileiro de Literatura.

Nas Artes Visuais, participou de cerca de 50 exposições, entre individuais e coletivas. Como designer, desenvolveu criações gráficas para agências de publicidade, desenhos para a indústria têxtil, e ilustrações p/ o meio editorial.

Atualmente ministra oficinas literárias, coordena a itinerância da mostra de poesia visual Convergências e integra o Colegiado Setorial de Artes Visuais - Minc/Funarte.

SERVIÇO

Quê: Exposição de poesia visual ‘Convergências’

Quem: Escritor Tchello d’Barros (SC)

Curadoria e montagem: Denise de Moraes (ES)

Artista plástica e Curadora

Texto crítico: José Aloise Bahia (MG)

Ingresso: Entrada Franca

Abertura: 12.11.2009 às 10:00h

Visitação: 12.11 à 12.12.09

Horários: 09 às 21:00h de seg. à sexta-feira

09 às 12:00h aos sábados

Realização: Faculdade Estácio de Sá

No Espaço de Convivência

R.: Wanderley Herwani Modenesi, 1001

Jardim Camburi - Vitória - ES

Contato c/ o autor: www.tchello.art.br tchello@tchello.art.br

Convergências na Internet: http://www.germinaliteratura.com.br/2009/artes_tchellodbarros_capa.htm