El “Centro de Poesía Visual”, es un centro de documentación del experimentalismo poético contemporáneo, ubicado en la localidad de Peñarroya-Pueblonuevo desde octubre de 2005.

Es un Centro de carácter público, que depende de la Concejalía de Cultura del Ayuntamiento de Peñarroya-Pueblonuevo, y que cuenta con la colaboración de la Diputación Provincial de Córdoba. Es centro referente de esta forma de arte contemporáneo y también una propuesta cultural dentro y fuera de España.

Como centro de documentación y estudio dispone de bibliografía especializada y documentos originales, así como una muestra amplia de revistas experimentales y revistas-objeto. Así mismo dispone de una sala de exposiciones con poemas visuales y poemas objetos internacionales. Como lugar de consulta dispone de un amplio archivo de autores y estilos.

Como centro de documentación vivo es productor de diferentes publicaciones que ven la luz diariamente en su “Revista electrónica de Poesía Visual” o trimestralmente con la revista “eiffel Terrible y cuatrimestralmente con la revista ensamblada “Grisú”, entre otras.

miércoles, 23 de febrero de 2011

O Contrário do Tempo



POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA


Depois de ter sido apresentada nos Paços da Cultura em S. João da Madeira, em Março de 2009, inaugura hoje na Biblioteca Municipal da Póvoa do Varzim, a exposição “POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA” com obras da Fundação de Serralves.

Segundo o Diário de Notícias do dia 15 “Poesia Experimental Portuguesa reúne obras da colecção de Serralves de artistas portugueses que, a partir dos anos 60, redefiniram o texto como objecto artístico, como Ana Hatherly, António Aragão, António Barros, Ernesto Melo e Castro, Fernando Aguiar, Salette Tavares e Silvestre Pestana.

A exposição é comissariada pelo director do Museu de Serralves, João Fernandes, no âmbito do projecto Encontro de Escritores Correntes d’Escritas.”

Como não foi enviado aos poetas participantes o convite para a inauguração, não sei até quando é que a mesma estará patente. A falta de envio do convite para as inaugurações das exposições aos artistas representados nas mesmas, parece ser uma moda recente, já que também não recebi convite para a exposição “Abstracção – Arte Partilhada, da colecção do Millennium BCP, inaugurada no passado dia 19, em Oeiras…

Em baixo deixo dois dos meus poemas visuais e uma instalação que pertencem à colecção do Museu de Serralves e que, provavelmente, estarão expostos.





Fernando Aguiar, "Portugal", 1978







Fernando Aguiar, "Sete Mil e Quinhentos", 1978







Fernando Aguiar, "Projecto de Salvação do Mundo", 1983




As mais recentes n’ “O Contrário do Tempo”:


http://ocontrariodotempo.blogspot.com/

- ABSTRACÇÃO - ARTE PARTILHADA / MILLENIUM BCP

Centro Cultural Palácio do Egipto (Oeiras, Portugal)

- THIS IS VISUAL POETRY BY FERNANDO AGUIAR

(Kingston, U.S.A.)

- SEAMANGEUM / FLAG ART FESTIVAL 2010

(Coreia do Sul)

- POLIPOESIA / ENZO MINARELLI

(Londrina, Brasil)

- INTERNATIONAL EXPANDED MEDIA ART TRIENNIAL

(Belgrado, República da Sérvia)

- LIVROS DE ARTISTAS

Galeria Diferença (Lisboa, Portugal)

- ANTOLOGIA DE OURO

(Belo Horizonte, Brasil)

- FRANTICHAM'S ASSEMBLING BOX

(County Mayo, Irlanda)

- O DEDO

(Lisboa, Portugal)

- OPEN WORLD

(Belgrado, República da Sérvia)

-ABSTRACÇÃO - ARTE PARTILHADA / MILLENIUM BCP

Casa-Museu Teixeira Lopes (Vila Nova de Gaia, Portugal)